Filiado a:

Energisa e REEnergisa determina, de forma unilateral, mudanças no vale-alimentação e na coparticipação do plano de saúde

O Sinergia Prudente vem a público denunciar as decisões unilaterais da Energisa Sul-Sudeste e da REEnergisa, que, sem qualquer negociação com o Sindicato ou com a categoria, alterou dois direitos essenciais: o benefício alimentação/refeição e o plano de saúde.

Mudança no benefício alimentação/refeição

De forma abrupta, a Energisa anunciou a alteração de bandeira do benefício alimentação/refeição; substituindo o cartão Alelo pelo Sodexo/Pluxee. A decisão não foi discutida com a representação dos trabalhadores, desrespeitando o princípio da negociação coletiva.

Alterações no plano de saúde Unimed

Outra grave violação diz respeito ao plano de saúde. Tanto a ESS quanto a REEnergisa decidiram modificar unilateralmente o contrato com a Unimed Nacional, passando a cobrar 20% sobre terapias e exames, com teto de R$ 250 por procedimento, além de manter os já existentes 30% de coparticipação em consultas excedentes para quem entrou na empresa após 31 de maio de 2014.

As duas decisões, tanto da Energisa quanto da REEnergisa, foram tomadas de forma unilateral, sem qualquer diálogo com o sindicato. O Sinergia Prudente já acionou a assessoria jurídica para avaliar os impactos dessas mudanças, contudo, é importante ressaltar que o Acordo Coletivo de Trabalho, assinado pelas empresas e válido até 2026, resguarda os direitos de todos os trabalhadores.

E atenção! Neste momento, a orientação para todos os eletricitários é para não assinarem qualquer documento manifestando concordância, especialmente em relação ao plano de saúde, antes da orientação final do sindicato.

É nessa hora que a resiliência do Sinergia Prudente nas mesas de negociações se reflete: enquanto houver luta, a truculência da Energisa e da REEnergisa não será ameaça às nossas conquistas.

Aguarde as novidades do sindicato pelas redes sociais. Compartilhe o comunicado com os colegas.

Últimas Notícias

Decisão judicial reconhece direito ao vale-alimentação mesmo com afastamento

PLR 2025: ESS insiste em ignorar pedidos da categoria

Energisa e REEnergisa determina, de forma unilateral, mudanças no vale-alimentação e na coparticipação do plano de saúde

Com base em análise técnica, Sinergia Prudente cobra metas factíveis na PLR da ESS